A cada dia, mês, ano que passa, a Educação, em todo o mundo ocidental fica mais e mais defasada. Nosso atual modelo, concebido no século XVIII, teima em se manter vigente, e não tem havido muita vontade política em mudá-lo. Talvez porque seja conveniente para manter o 'status quo' do nosso tipo de Sociedade, com cidadãos desprovidos de senso crítico, submissos à vontade do Poder.
Felizmente as coisas começam a mudar. A partir de 2ª metade do século XX, novas ideias têm surgido, apontando na direção de um mundo democrático, livre, solidário. Uma das primeiras Escolas que pensram na mudança foi a de Summerhill (Liberdade Sem Medo). A partir daí começou-se a pensar num novo modelo de Escola, em que desponta a Escola da Ponte (Portugal), - www.escoladaponte.pt e muitas outras, em toda América Latina, Europa, América do Norte, etc. Não existe uma uniformidade de conceitos e práticas. Essa diversidade levou à necessidade de criar-se um centro integrador - o REEVO ( www.reevo.org).
A quem se interessa por Educação e pelo futuro de seus filhos e do mundo, recomendo que assista ao documentário La Educación Prohibida Oficial, com subtítulos em vários idiomas. Aqui no Brasil, não posso deixar de citar a dois grandes batalhadores pela causa: José Pacheco (Escola da Ponte) e Rubem Alves. Há um vídeo curto, porém muito esclarecedor, de uma Escola de São Paulo. Bem interessante. Escola Des. Amorim Lima
![]() | |||
Vídeo de Apresentação da Escuela de la Nueva Cultura La Cecilia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário